Benefícios do ovo

De tempos para cá o ovo se tornou um grande aliado da alimentação saudável, além disso, é um ingrediente versátil  pode ser usado em receitas, preparado de diferentes formas e é uma boa opção para consumir em qualquer refeição!

1.      O ovo previne o envelhecimento precoce

O alimento possui nutrientes com ação antioxidante, como carotenóide vitamina A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio, que ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres, retardando seu envelhecimento.

 

2.      A gema é super nutritiva
 

A gema do ovo contém ômega 3, colina, ácido fólico, minerais, além de ser uma excelente fonte de vitaminas lipossolúveis. Uma gema fornece entre 10 a 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E, K. Seu elevado teor de vitamina D atua no desenvolvimento de ossos e dentes, e nos sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral.  Na gema estão 40% de proteínas, antioxidantes e a maioria de vitaminais e minerais. Além disso, a gordura da gema é monoinsaturada, o mesmo tipo de gordura presente no azeite de oliva.

3.      A clara é fonte de proteína pura
 

A clara do ovo é fonte de proteína pura e não apresenta nenhuma quantidade de gordura. Tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas do complexo B, fundamentais para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade.

 

4.      O ovo é aliado da pele, unhas e cabelo
 

O ovo deixa a pele mais bonita e combate a flacidez, pois é rico em proteínas de alta qualidade, favorecendo, então, a produção de colágeno. Além disso, pode ajudar quem tem cabelo quebradiço e unhas fracas, já que tem vitaminas do complexo B e biotina, um nutriente que promove o crescimento do cabelo saudável e combate a fragilidade das unhas.

5.      O ovo dá saciedade
 

O ovo contribui para a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e, conseqüentemente, ajudando na perda de peso.